Resumão sobre Lean Startups no papo do Empreendecast

Foi ao ar ontem o episódio #4 do Empreendecast, onde conversei com o Bruno, Hugo, Luiz e Millor sobre processos de desenvolvimento de produtos Web. Clique aqui para conferir.

O papo foi um ótimo resumo sobre os principais conceitos de Lean Startup e Customer Development. Falamos sobre a importância de uma metodologia para guiar o empreendedor, o que se deve fazer em cada fase da Startup (Problema/Solução, Produto/Mercado, Otimização e Crescimento) e comentamos sobre o uso desses conceitos no case da Dropbox, além de outras observações e comentários interessantes.

Iniciativas como Empreendecast são importantíssimas para o nosso ecossistema de Startups crescer e amadurecer. Percebo que aqui no Brasil muito se discute/lamenta sobre os problemas da falta de Angels e VCs (vide os bons posts recentes da AceleradoraRWW), mas a maioria desses problemas é estrutural e só mudará a longo prazo, isto é, se conseguirmos produzir vários bons negócios e empreendedores, mesmo que seja através de bootstrapping. O que está mais ao nosso alcance agora é trabalhar na formação desses empreendendores.

Ps. Aproveitando o plug de iniciativas na área, o pessoal do Empreendemia está promovendo o Tire do Papel, uma competição de demos de produtos de tecnologia que promete bastante coaching e visibilidade para os participantes. O prazo de inscrições já está acabando (12/10), mas ainda dá tempo de conferir os detalhes e participar.




Gostou do blog? Acompanhe no meu Twitter as atualizações e outros artigos interessantes sobre empreendedorismo e Startups. Para assinar o blog, pegue o RSS aqui.


Get Adobe Flash player