Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /home/ericnsantos/manualdastartup.com.br/blog/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Resumão sobre Lean Startups no papo do Empreendecast | Manual da Startup

Resumão sobre Lean Startups no papo do Empreendecast

Foi ao ar ontem o episódio #4 do Empreendecast, onde conversei com o Bruno, Hugo, Luiz e Millor sobre processos de desenvolvimento de produtos Web. Clique aqui para conferir.

O papo foi um ótimo resumo sobre os principais conceitos de Lean Startup e Customer Development. Falamos sobre a importância de uma metodologia para guiar o empreendedor, o que se deve fazer em cada fase da Startup (Problema/Solução, Produto/Mercado, Otimização e Crescimento) e comentamos sobre o uso desses conceitos no case da Dropbox, além de outras observações e comentários interessantes.

Iniciativas como Empreendecast são importantíssimas para o nosso ecossistema de Startups crescer e amadurecer. Percebo que aqui no Brasil muito se discute/lamenta sobre os problemas da falta de Angels e VCs (vide os bons posts recentes da AceleradoraRWW), mas a maioria desses problemas é estrutural e só mudará a longo prazo, isto é, se conseguirmos produzir vários bons negócios e empreendedores, mesmo que seja através de bootstrapping. O que está mais ao nosso alcance agora é trabalhar na formação desses empreendendores.

Ps. Aproveitando o plug de iniciativas na área, o pessoal do Empreendemia está promovendo o Tire do Papel, uma competição de demos de produtos de tecnologia que promete bastante coaching e visibilidade para os participantes. O prazo de inscrições já está acabando (12/10), mas ainda dá tempo de conferir os detalhes e participar.




Gostou do blog? Acompanhe no meu Twitter as atualizações e outros artigos interessantes sobre empreendedorismo e Startups. Para assinar o blog, pegue o RSS aqui.

  • http://www.empreendecast.com.br Hugo Magalhães

    Boa Eric! A ideia é exatamente essa mesmo: podermos compartilhar informações, aproximar pessoas com “soluções” das pessoas com “problemas”.

    Mais uma vez obrigado pela participação, enriqueceu bastante! Fica o convite para participar de outros episódios! ;)

    Grande abraço!

  • http://www.ivosantiago.com/blog Ivo Santiago

    Eric,

    ouvi o podcast e gostei bastante. Não encontrei na internet foi o post que você sugeriu “Como eu documento minhas hipóteses de negócio” (Ashe Moriarth, não sei como escreve o nome dele). Tem como postar o link?

    Valeu

  • http://www.ivosantiago.com/blog Ivo Santiago

    Falha minha.

    Achei o link nos links recomendados no post do empreendecast…

    Obrigado de qualquer forma

  • Paulo L F Casaretto

    Muito bom Eric!
    Gostei muito, parabéns!

  • http://twitter.com/pedrosorren Pedro Sorrentino

    Concordo com voc6e Eric. Ainda precisamos de uns 20 Buscapés para conseguirmos dar esse passo a frente.

    O que me deixa muito feliz é que somos uma comunidade em constante crescimento. A hora é agora.

    Abs!

  • http://twitter.com/pedrosorren Pedro Sorrentino

    Concordo com voc6e Eric. Ainda precisamos de uns 20 Buscapés para conseguirmos dar esse passo a frente.

    O que me deixa muito feliz é que somos uma comunidade em constante crescimento. A hora é agora.

    Abs!

  • http://www.manualdastartup.com.br/blog/papo-sobre-lean-startup-no-man-in-the-arena/ Papo sobre Lean Startup no “Man in the Arena” | Manual da Startup

    [...] no Facebook e conferirem alguns (se não todos…) dos episódios antigos. Assim como falei no episódio do Empreendecast, esse tipo de iniciativa vai contribuir muito para a formação e motivação dos empreendedores e [...]

  • Acsou
  • http://twitter.com/ericnsantos Eric Santos

    Exatamente. ;)

blog comments powered by Disqus
Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes