Revisando o Manifesto Ágil – Kent Beck na SLLConf

Posted in Apresentações, Eventos, Lean Startup on May 4th, 2010 by Eric Santos – View Comments

Seguindo a série de notas sobre a SLLConf iniciada com a mensagem de abertura do Eric Ries, nesse post vou cobrir as observações sobre a palestra do Kent Beck, que abriu o bloco Build do evento. Também estão no final o vídeo e os slides da palestra.

Para quem é da área de software, Kent Beck não necessita de apresentação. Entre diversas outras coisas memoráveis, ele foi um dos signatários originais do Manifesto Ágil e criador da metodologia Extreme Programming e dos conceitos de Desenvolvimento Orientado a Testes.

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Os mitos das Lean Startups – abertura da SLLConf

Posted in Apresentações, Eventos, Lean Startup on April 26th, 2010 by Eric Santos – View Comments

Nesta última sexta-feira, aconteceu em San Francisco a Startup Lessons Learned Conference, primeiro grande encontro dedicado a discutir os conceitos e técnicas das Lean Startups, tais como Customer Development, Minimum Viable Product (MVP), Pivôs, Métricas, Continuous Deployment, entre outros. O evento teve um conteúdo excelente, composto por palestras, estudos de casos e painéis diversos. Steve Blank batizou a conferência de Woodstock para empreendedores, e até veículos tradicionais como o New York Times mostraram como a natureza da criação e desenvolvimento de Startups está mudando bruscamente com a ajuda deste movimento. Aqui no Brasil, muita gente assistiu o evento presencialmente nos simulcasts em Floripa ou BH, ou até diretamente via streaming Web que o pessoal da organização resolveu abrir para todos no último momento devido à forte demanda.

Para aproveitar um pouco melhor a riqueza das apresentações da conferência, vou fazer aqui no blog uma sequência de posts com o resumo, observações e indicações de recursos complementares sobre os diferentes assuntos discutidos.

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Startup Lessons Learned Conference – transmissão simultânea no Brasil

Posted in Apresentações, Eventos on April 21st, 2010 by Eric Santos – View Comments

Nesta sexta-feira (23/03/10), acontecerá em San Francisco a Startup Lessons Learned Conferece, primeira grande conferência em torno do movimento de Lean Startups.

Acompanho o desenvolvimento desse movimento há um pouco mais de dois anos, estudando os conceitos e experiência prática de gente como Steve Blank, Dave McClure, Sean Ellis, Brant Cooper, Andrew Chen, Sean Murphy e do Eric Ries, que cunhou o termo Lean Startup. Ano passado, quando participei da sua palestra na Web 2.0 Expo em San Francisco, a discussão ainda era muito restrita a um círculo pequeno de pessoas. Vejo que essa palestra na W2Expo foi um ponto de inflexão no movimento, que cresceu tanto em abrangência quanto em profundidade de discussão. Além disso, uma série de investidores importantes tais como Fred Wilson, Mike Moritz, Mark Suster, Mike Maples Jr. abraçaram os conceitos e os têm levado para as Startups do seu portfolio.

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O modelo Freemium para Startups – parte II

Posted in Estratégia, Modelo de Negócio, Pricing on April 8th, 2010 by Eric Santos – View Comments

Na parte I desta série, argumentei que o núcleo de um modelo Freemium de sucesso é a parte Premium, enquanto a parte Free é essencialmente estratégia de marketing. Como o processo de Customer Development se propõe a validar se o produto envisionado pelo empreendedor tem de fato demanda no mercado, essa validação – e consequentemente, a construção do Minimum Viable Product (MVP) – deve começar necessariamente pela parte Premium do produto.

Há exceções para esta regra (como debati com o Millor do Empreendemia nos comentários do post anterior), que em geral são aplicadas ao caso de Startups com produtos baseados em network-effect, onde o valor para cada usuário cresce na medida que mais usuários usam o sistema (ex. Twitter, eBay, Facebook, etc.). Ou então para os casos de monetização indireta, onde os usuários não pagam para usar o produto (ex. receitas baseadas em publicidade, programa de afiliados, etc.). Nesse caso, o maior desafio inicialmente é “ganhar tração” e conseguir um grande número de usuários o quanto antes. Para estes tipos de produtos, o MVP deve caminhar mais na direção de um Minimum Desirable Product.

(Obs. Ainda assim, mesmos nestes casos já é possível testar e monitorar algumas métricas de monetização, tais como receitas/usuário.)

Se a parte Premium deve ser validada em primeiro lugar, e cobrar ($$) pelo produto faz parte dessa validação, quando é a hora certa para colocar um preço no produto?

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O modelo Freemium para Startups – parte I

Posted in Modelo de Negócio, Pricing on March 25th, 2010 by Eric Santos – View Comments

Uma parte muito importante de qualquer Modelo de Negócios de uma Startup é como ela pretende obter receitas com a venda ou uso do seu produto. Este modelo de receitas forma junto com a combinação Problema/Solução os dois componentes essenciais que precisam ser validados para que a Startup possa passar da fase de Aprendizado para a fase de Crescimento.

Especialmente para produtos baseados na Web, um modelo que tem emergido como uma forma concreta de viabilizar os negócios é o modelo Freemium. Para falar aqui no blog, dividi o assunto em três partes. Neste primeiro post, falarei um pouco sobre suas características, tipos de formatos da divisão Free/Premium e por onde começar a construir o modelo. Os próximos posts tratarão sobre quando e como cobrar, dicas e armadilhas de implementação e como calibrar a oferta para se ter um modelo lucrativo.

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Notes: Webinar “Money, Marketing, Management” da Hubspot

Posted in gestão, Marketing, Notes on March 4th, 2010 by Eric Santos – View Comments

Para aumentar um pouco a frequência dos posts aqui no blog (e não deixá-lo parado quando a “correria tá pegando”), resolvi começar a compartilhar as anotações que faço de alguns vídeos, podcasts ou livros relevantes. Publicarei esses posts dentro da categoria Notes.

Para inaugurar a categoria, escolhi o Webinar da Hubspot que vi recententemente, onde os fundadores Dharmesh Shah e Brian Halligan compartilharam suas experiências de gestão, estratégia e marketing que vêm dando certo desde o lançamento da empresa.

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Desenhando o modelo de negócio da Startup

Posted in Estratégia, Modelo de Negócio on February 10th, 2010 by Eric Santos – View Comments

Até encontrar a combinação de Produto/Mercado escalável, as Lean Startups são organizações voltadas para o aprendizado, buscando transformar suas hipóteses sobre o mercado em fatos. Um dos passos iniciais desse processo de aprendizado é externalizar as premissas que os fundadores possuem sobre o seu negócio. Em um post anterior, ilustrei alguns tipos de perguntas que os empreendedores devem responder para auxiliar nessa geração de ideias e discussões sobre diferentes aspectos.

Esse exercício é interessante, mas por vezes pode acabar ganhando uma profundidade desnecessária em alguns pontos não tão relevantes no início. O objetivo principal dessa fase é o empreendedor conseguir articular sobre a pergunta mais importante: Qual é o modelo de negócio da Startup? Não por acaso, essa também é a pergunta número um dos investidores.

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Resultados da pesquisa: exemplo de como analisar e definir os próximos passos da Startup

Posted in Customer Development, Pesquisas on February 2nd, 2010 by Eric Santos – View Comments

Na semana passada, publiquei um texto com um modelo de pesquisa que tem como objetivo mensurar o grau de satisfação com o produto (Product/Market Fit) e ajudar a extrair dos usuários a percepção de valor principal e melhorias desejadas pelos mesmos. Como exemplo, lancei uma pesquisa tendo como “produto” o próprio blog Manual da Startup e convidei os leitores a respondê-las antes de explicar qual é a lógica e a motivação que está por trás de cada pergunta.

Nesse post vou mostrar os resultados da pesquisa, compartilhar a análise que fiz das respostas para cada uma das perguntas e listar os próximos passos que defini ao final do processo. Mais do que abrir os resultados dessa pesquisa especificamente, o objetivo desse post é dar um exemplo de como é possível fazer a análise dos resultados da pesquisa e extrair informações importantes para poder melhorar o produto, e então iterar novamente com os usuários.

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Apresentação sobre Lean Startup na Campus Party Brasil

Posted in Apresentações on January 28th, 2010 by Eric Santos – View Comments

A convite da Aceleradora, fiz hoje na Campus Party (BarCamp Locaweb) uma palestra sobre Lean Startups. A apresentação cobriu os conceitos básicos e algumas ideias práticas de como agir antes e depois do Product/Market Fit, além de uma rápida sessão de Q&A. Compartilhos os slides abaixo:

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Modelo de pesquisa para mensurar Product/Market Fit e identificar como melhorar o produto

Posted in Customer Development on January 27th, 2010 by Eric Santos – View Comments

Como já discutido em posts anteriores, o processo de Customer Development serve para guiar a Startup na tarefa de “encontrar o seu negócio”, através de iterações ágeis e uma estrutura de custos enxuta. Até encontrar o Product/Market Fit, a Startup opera no modo “Aprendizado” ao invés de focar na execução e crescimento.

Esse aprendizado provém das experimentações dos clientes com o MVP e das diversas formas de feedback que podem ser coletadas (entrevistas, testes de usabilidade, métricas diversas, etc.). Para facilitar e “padronizar” parte desse processo, Sean Ellis e o pessoal do KISSmetrics desenvolveram uma ferramenta que permite mensurar o Product/Market Fit e extrair informações importantes sobre a percepção dos usuários com relação ao produto.

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