Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /home/ericnsantos/manualdastartup.com.br/blog/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/ericnsantos/manualdastartup.com.br/blog/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php:259) in /home/ericnsantos/manualdastartup.com.br/blog/wp-includes/feed-rss2-comments.php on line 8
Comments on: Como trazer os primeiros usuários para o produto e iniciar as iterações com o MVP http://www.manualdastartup.com.br/blog/como-trazer-os-primeiros-usuarios-para-o-produto-e-iniciar-as-iteracoes-com-o-mvp/ Práticas sobre Lean Startups, Customer Development e empreendedorismo em geral Thu, 23 Nov 2017 05:52:00 +0000 hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.3.1 By: Eric Santos http://www.manualdastartup.com.br/blog/como-trazer-os-primeiros-usuarios-para-o-produto-e-iniciar-as-iteracoes-com-o-mvp/comment-page-1/#comment-443 Eric Santos Thu, 15 Sep 2011 00:41:00 +0000 http://www.manualdastartup.com.br/blog/?p=155#comment-443 Que bom que tem gostado! Obrigado. Que bom que tem gostado! Obrigado.

]]>
By: Daniele Garcia http://www.manualdastartup.com.br/blog/como-trazer-os-primeiros-usuarios-para-o-produto-e-iniciar-as-iteracoes-com-o-mvp/comment-page-1/#comment-442 Daniele Garcia Wed, 14 Sep 2011 21:53:00 +0000 http://www.manualdastartup.com.br/blog/?p=155#comment-442 O blog tem virado leitura obrigatória pra mim. Obrigada!!! O blog tem virado leitura obrigatória pra mim. Obrigada!!!

]]>
By: Por que ter um bom blog na sua Startup (e logo!) | Manual da Startup http://www.manualdastartup.com.br/blog/como-trazer-os-primeiros-usuarios-para-o-produto-e-iniciar-as-iteracoes-com-o-mvp/comment-page-1/#comment-324 Por que ter um bom blog na sua Startup (e logo!) | Manual da Startup Mon, 28 Feb 2011 15:12:31 +0000 http://www.manualdastartup.com.br/blog/?p=155#comment-324 [...] falei aqui no blog que produzir material educativo é uma ótima forma de atrair os primeiros usuários para se fazer testes diversos. No entanto, apenas os posts de um blog em geral não são suficientes para que as pessoas deixem [...] [...] falei aqui no blog que produzir material educativo é uma ótima forma de atrair os primeiros usuários para se fazer testes diversos. No entanto, apenas os posts de um blog em geral não são suficientes para que as pessoas deixem [...]

]]>
By: Eric Santos http://www.manualdastartup.com.br/blog/como-trazer-os-primeiros-usuarios-para-o-produto-e-iniciar-as-iteracoes-com-o-mvp/comment-page-1/#comment-288 Eric Santos Tue, 26 Jan 2010 03:34:09 +0000 http://www.manualdastartup.com.br/blog/?p=155#comment-288 Valeu Daniel!<br>Pois é, tem muito de "arte" sim, especialmente na hora de escolher o que testar em cada iteração. As técnicas ajudam muito, mas não substituem a visão e a capacidade de discernimento do empreendedor. <br>Abs! Valeu Daniel!
Pois é, tem muito de “arte” sim, especialmente na hora de escolher o que testar em cada iteração. As técnicas ajudam muito, mas não substituem a visão e a capacidade de discernimento do empreendedor.
Abs!

]]>
By: Eric Santos http://www.manualdastartup.com.br/blog/como-trazer-os-primeiros-usuarios-para-o-produto-e-iniciar-as-iteracoes-com-o-mvp/comment-page-1/#comment-289 Eric Santos Tue, 26 Jan 2010 03:34:08 +0000 http://www.manualdastartup.com.br/blog/?p=155#comment-289 Valeu Daniel!<br>Pois é, tem muito de "arte" sim, especialmente na hora de escolher o que testar em cada iteração. As técnicas ajudam muito, mas não substituem a visão e a capacidade de discernimento do empreendedor. <br>Abs! Valeu Daniel!
Pois é, tem muito de “arte” sim, especialmente na hora de escolher o que testar em cada iteração. As técnicas ajudam muito, mas não substituem a visão e a capacidade de discernimento do empreendedor.
Abs!

]]>
By: Eric Santos http://www.manualdastartup.com.br/blog/como-trazer-os-primeiros-usuarios-para-o-produto-e-iniciar-as-iteracoes-com-o-mvp/comment-page-1/#comment-39 Eric Santos Mon, 25 Jan 2010 19:34:09 +0000 http://www.manualdastartup.com.br/blog/?p=155#comment-39 Valeu Daniel!<br>Pois é, tem muito de "arte" sim, especialmente na hora de escolher o que testar em cada iteração. As técnicas ajudam muito, mas não substituem a visão e a capacidade de discernimento do empreendedor. <br>Abs! Valeu Daniel!
Pois é, tem muito de “arte” sim, especialmente na hora de escolher o que testar em cada iteração. As técnicas ajudam muito, mas não substituem a visão e a capacidade de discernimento do empreendedor.
Abs!

]]>
By: Luiz Daniel Lima http://www.manualdastartup.com.br/blog/como-trazer-os-primeiros-usuarios-para-o-produto-e-iniciar-as-iteracoes-com-o-mvp/comment-page-1/#comment-37 Luiz Daniel Lima Sun, 24 Jan 2010 09:15:16 +0000 http://www.manualdastartup.com.br/blog/?p=155#comment-37 Eric, como sempre, um excelente post, muito elucidativo. Apesar de todas as técnicas, dá pra sentir que ainda há um componente de "arte" no momento de, por exemplo, acertar a proposição de valor na página do produto. Nosso caso, no Tangu, como já "entramos" na fase comercial e ainda restam algumas dúvidas, o jeito é continuar aplicando essas técnicas e buscar melhorar o produto :-) Eric, como sempre, um excelente post, muito elucidativo. Apesar de todas as técnicas, dá pra sentir que ainda há um componente de “arte” no momento de, por exemplo, acertar a proposição de valor na página do produto. Nosso caso, no Tangu, como já “entramos” na fase comercial e ainda restam algumas dúvidas, o jeito é continuar aplicando essas técnicas e buscar melhorar o produto :-)

]]>
By: Eric Santos http://www.manualdastartup.com.br/blog/como-trazer-os-primeiros-usuarios-para-o-produto-e-iniciar-as-iteracoes-com-o-mvp/comment-page-1/#comment-36 Eric Santos Sat, 23 Jan 2010 08:03:46 +0000 http://www.manualdastartup.com.br/blog/?p=155#comment-36 Millor,<br>Muito bacana seu processo de interação com os usuários. Você tem conseguido tirar insights legais sobre o que o Empreendemia agrega de valor único para eles? É importante você tentar tirar essa percepção principalmente dos usuários que retornam com frequência.<br>No próximo post devo falar sobre umas técnicas de como extrair essa "percepção de valor principal". Ela é importantíssima pois orienta a guiar mensagens de posicionamento, desenvolvimento de features, implementação de modelo de negócio e canais de aquisição de clientes. <br>Novamente, valeu por compartilhar o case aqui.<br>Abraços! Millor,
Muito bacana seu processo de interação com os usuários. Você tem conseguido tirar insights legais sobre o que o Empreendemia agrega de valor único para eles? É importante você tentar tirar essa percepção principalmente dos usuários que retornam com frequência.
No próximo post devo falar sobre umas técnicas de como extrair essa “percepção de valor principal”. Ela é importantíssima pois orienta a guiar mensagens de posicionamento, desenvolvimento de features, implementação de modelo de negócio e canais de aquisição de clientes.
Novamente, valeu por compartilhar o case aqui.
Abraços!

]]>
By: Millor Machado http://www.manualdastartup.com.br/blog/como-trazer-os-primeiros-usuarios-para-o-produto-e-iniciar-as-iteracoes-com-o-mvp/comment-page-1/#comment-35 Millor Machado Wed, 20 Jan 2010 18:09:02 +0000 http://www.manualdastartup.com.br/blog/?p=155#comment-35 Eric,<br>No Empreendemia nós criamos um espaço para os interessados se cadastrarem muito antes do sistema estar no ar. Dessa forma, foi possível lançar os convites aos poucos e ver como os usuários se comportavam.<br><br>2 meses de beta e 300 empresas depois, vemos que os usuários já tem uma ideia de "Caramba, tem bastante gente aqui". <br>Inicialmente pensávamos que 10.000 seria um número mágico para declarar massa crítica. Hoje em dia acredito que esse número já é bem menor. <br>Analisando nossos números, posso chutar que a partir de 150 usuários já é possível ter uma primeira noção de massa crítica. Consideramos 150 um número extremamente importante pois é o qto a ciência diz que é o número de pessoas que o cérebro humano consegue ter um relacionamento. O famoso <a href="http://en.wikipedia.org/wiki/Dunbar's_number" rel="nofollow">número de Dunbar</a>.<br><br>Tendo os 150 usuários, o que importa é fazer esses usuários usarem o sistema com uma frequência grande. Para isso, temos conversado por Skype com eles, nossa meta é de 5 "evangelizações de usuários" por dia, tem funcionado bem.<br><br>Ainda não dá pra dizer que os usuários já estão engajados, mas é fácil perceber como um usuário ativo consegue "contaminar" outros, isso faz muita diferença.<br><br>Agora a ideia é mais do que chamar novos usuários, fazer os usuários cadastrados retornarem. Espero que em breve nós consigamos chegar no MVP!<br><br>Mais uma vez, parabéns pelo post. Sempre nos guiando nesse momento tão crítico que é achar o MVP.<br><br>Abração! Eric,
No Empreendemia nós criamos um espaço para os interessados se cadastrarem muito antes do sistema estar no ar. Dessa forma, foi possível lançar os convites aos poucos e ver como os usuários se comportavam.

2 meses de beta e 300 empresas depois, vemos que os usuários já tem uma ideia de “Caramba, tem bastante gente aqui”.
Inicialmente pensávamos que 10.000 seria um número mágico para declarar massa crítica. Hoje em dia acredito que esse número já é bem menor.
Analisando nossos números, posso chutar que a partir de 150 usuários já é possível ter uma primeira noção de massa crítica. Consideramos 150 um número extremamente importante pois é o qto a ciência diz que é o número de pessoas que o cérebro humano consegue ter um relacionamento. O famoso número de Dunbar.

Tendo os 150 usuários, o que importa é fazer esses usuários usarem o sistema com uma frequência grande. Para isso, temos conversado por Skype com eles, nossa meta é de 5 “evangelizações de usuários” por dia, tem funcionado bem.

Ainda não dá pra dizer que os usuários já estão engajados, mas é fácil perceber como um usuário ativo consegue “contaminar” outros, isso faz muita diferença.

Agora a ideia é mais do que chamar novos usuários, fazer os usuários cadastrados retornarem. Espero que em breve nós consigamos chegar no MVP!

Mais uma vez, parabéns pelo post. Sempre nos guiando nesse momento tão crítico que é achar o MVP.

Abração!

]]>