Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /home/ericnsantos/manualdastartup.com.br/blog/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Como lidar com conselhos na sua Startup | Manual da Startup

Como saber se um conselho é adequado para a sua Startup

Recentemente escutei o Andrew Warner do Mixergy - que já fez mais 300 entrevistas com empreendedores bem sucedidos por lá – dizer que a coisa que mais chamou a atenção dele nesse tempo todo foi descobrir que não existe um padrão claro para o sucesso. Pessoas diferentes com negócios diferentes podem ter práticas radicalmente diferentes umas das outras e ainda assim serem bem sucedidas. Isso sem contar que a própria definição de sucesso também é extremamente relativa.

Por isso é tão difícil interpretar e filtrar toda a quantidade de informação e conselhos – muitas vezes contraditórios – que recebemos todos os dias via Twitter, RSS, livros, podcasts, etc.

Fiz toda essa introdução para adiantar o assunto desta ótima apresentação do Jason Cohen na Business of Software Conference que compartilho abaixo.

No vídeo ele conta três boas histórias que ilustram passagens na sua carreira onde ele falhou tentando aplicar os conselhos “convencionais” para alguns problemas específicos, e foi só depois de seguir o seu feeling e ir ao contrário deste conselhos que ele conseguiu virar o jogo.

Deixo o vídeo a seguir, e logo abaixo algumas citações que achei relevante.

- Você define as regras;

- Todo conselho vem com um contexto;

- Nunca diga: “Eu não consigo ser__ _______” (ex. vendedor, programador, marketeiro, etc.)

- Confie no seu instinto, mesmo que inexperiente;

- Nunca faça as coisas só porque a convenção diz que  ”é assim que tem que ser feito”;

- Pensar e agir de uma forma diferente pode ser a sua vantagem competitiva;

- Nenhuma regra ou conselho vai fazer você ser bem ou mal sucedido por si só. Portanto, pegue o que soar mais natural para a pessoa que você é;

- ”Less reading, less worrying, more doing.”




Gostou do blog? Acompanhe no meu Twitter as atualizações e outros artigos interessantes sobre empreendedorismo e Startups. Para assinar o blog, pegue o RSS aqui.

  • http://www.agendor.com.br/blog/ Blog do Agendor

    ”Less reading, less worrying, more doing.” Eu sempre apoiei esse lema.

  • http://twitter.com/gpaulillo Gu Paulillo

    O que eu percebo é: quando as pessoas dão conselhos (que na maioria das vezes são feitos com a melhor das intenções), elas pegam a experiência que têm e aplicam ao contexto. Mas muitas vezes não há uma relação entre a experiência e o contexto da coisa, como por exemplo, um especialista em mercado varejista falando sobre software pela web.

  • Empresas gauchas

    Estou achando muito interessante os conteúdos deste blog, se tiverem interesse em publicá-los no Portal Empresas Gaúchas http://www.empresasgauchas.com.br fica o convite feito e formalizado!

  • Ilton

    Rapaz, perdão, mas devo discordar. Eu estava fazendo um projeto e levei 6 meses no desenvolvimento dele, desde que comecei a lê e a estudar mais sobre StartUp eu fiz um MVP do produto e obtive mais sucesso do que o projeto inteiro. Tive 400 acessos em um único dia com o MVP, e com a aplicação que levei 6 meses fazendo tive os mesmos 400 em uma semana… O simplesmente “faça” te faz perder tempo e/ou fazer coisas mal feitas…

blog comments powered by Disqus
Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes