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A raiz da alta taxa de fracassos das Startups: o modelo tradicional de desenvolvimento | Manual da Startup

A raiz da alta taxa de fracassos das Startups: o modelo tradicional de desenvolvimento

No último post, discorri sobre a tese do Marc Andressen de que a vida de qualquer Startup de sucesso se divide entre o antes e o depois do Product/Market Fit, e que atingir este estado deve ser o foco obsessivo de todo empreendedor desde o início.

Apesar da bela argumentação, o texto do Andreessen não se preocupa em elaborar o como chegar ao Product/Market Fit, tarefa que ele acabou “delegando” ao Steve Blank através do seu excelente livro The Four Steps to the Epiphany. Com sua extensa experiência prática de mais de 30 anos no Vale do Silício (como empreendedor em oito startups e investidor e membro do conselho em diversas outras), Steve também identificou que a principal causa de morte nas startups não está relacionada com problemas de tecnologia ou gestão, mas sim no fato de que a maioria das startups não encontram mercado para o seu produto visionário.

Segundo ele, isso acontece porque todo o ecossistema das startups – empreendedores, investidores e profissionais de tecnologia, marketing, vendas, etc. – trabalha guiado por um framework comum e pouco questionado na indústria. Steve chama esse framework de Product Development Model. Neste modelo, a história da Startup nos primeiros anos se repete: os empreendedores têm a idéia, trabalham para captar investimentos, usam o dinheiro levantado para aumentar rapidamente o time, trabalham para desenvolver a primeira versão do produto (longo roadmap baseado na visão dos fundadores), passam por alfa/beta tests e finalmente lançam oficialmente o produto no mercado. A figura abaixo ilustra a sequência de passos deste modelo.

Diagrama do modelo de Product Development

Diagrama do modelo de Product Development

Em paralelo ao processo de desenvolvimento do produto pela equipe técnica, a Startup também prepara toda sua estrutura de marketing, vendas, infra-estrutura e suporte, antecipando o sucesso que é esperado para o período pós-lançamento do produto. No entanto, na grande maioria das vezes (como comprovado estatisticamente) a demanda pelo produto não atinge níveis próximos ao esperado no Plano de Negócios, fazendo com que a empresa fracasse e acabe “vendendo a sua mobília”. A indústria do Venture Capital acaba contribuindo para reforçar esse processo, dado que os investidores já esperam um alto percentual de fracassos, considerando que o retorno obtido com as poucas empresas (muito) bem sucedidas acaba suprindo as perdas com o investimento feito em todo o portfólio. Esse comportamento acaba mascarando a ineficiência do processo de criação de novas empresas.

Foi buscando aumentar esse percentual de sucesso entre as Startups que o Steve Blank iniciou um trabalho de muita análise e identificação de padrões entre os diversos tipos de empreendimentos. Contando também com insights brilhantes, ele não só identificou as causas, como desenhou um processo detalhado para ser aplicado de forma paralela ao desenvolvimento do produto, de forma a identificar e validar o quanto antes as diversas hipóteses sobre o mercado que servem de premissas para o Plano de Negócios. Esse processo foi batizado de Customer Development, e será tema de vários posts a seguir aqui no blog.




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  • http://blog.fabioseixas.com.br Fabio Seixas

    Eric,

    um blog que trabalha muito bem os conceitos do Product/Market Fit do Marc Andressen é o Startup Marketing do Sean Ellis. Acho que você vai gostar. http://startup-marketing.com/

    Abs

  • http://www.manualdastartup.com.br/blog/o-que-ha-de-errado-com-o-modelo-de-product-development/ Manual da Startup » Blog Archive » O que há de errado com o modelo de Product Development – Conceitos e práticas sobre Lean Startups e empreendedorismo em geral

    [...] anteriormente que a adoção do modelo de Product Development tradicional tem sido um dos principais [...]

  • http://twitter.com/ericnsantos Eric Santos

    Fabio,

    Valeu pela indicação. O modelo do Sean Ellis é realmente muito bom, especialmente para tratar os componentes de marketing de Startups web-based. O último post dele foi matador.

    Vou abordá-lo aqui no blog futuramente. ;)

    Abs!

  • http://www.manualdastartup.com.br/blog/o-que-e-a-lean-startup/ Manual da Startup » Blog Archive » O que é a Lean Startup – Conceitos e práticas sobre Lean Startups e empreendedorismo em geral

    [...] que o principal desafio das Startups é encontrar mercado para o seu produto visionário, que o modelo tradicional de desenvolvimento tem sido o responsável pela alta taxa de fracassos das Startups por alguns motivos bem conhecidos, [...]

  • http://www.facebook.com/pedrosorren Pedro Sorrentino

    Estou passando exatamente por esse dilema com a minha start-up. Sabemos que há um mercado, mas estamos passando muito tempo em desenvolver o que seria o “produto ideal” ao invés de pensar “lean”. Fiz uma bela compra na Amazon essa semana e vou começar a colocar em prática metodologias mais velozes.

    Novamente, seu blog me inspirou a empreender melhor. Obrigado.

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