Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /home/ericnsantos/manualdastartup.com.br/blog/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Lean Startups, Customer Development e Empreendedorismo Web

Inbound Marketing para Startups

Posted in Estratégia, Marketing on February 27th, 2012 by Eric Santos – View Comments

Inbound Marketing é um daqueles termos de extrema importância e que estão “na moda” (assim como Lean Startup, Design Thinking, Business Model Generation…), mas que causam muita confusão na hora de se entender e implementar.

Neste mês, fui convidado pelo SEBRAE para fazer uma palestra na agenda deles na Campus Party conduzida em conjunto com a Aceleradora. O tema da palestra foi relacionado a Marketing Digital: como utilizá-lo para acelerar a experimentação das hipóteses do negócio além de criar um ativo de Marketing/Vendas e uma vantagem competitiva de longo prazo. (para quem tiver curiosidade, um trecho bem curto da palestra junto com a performance do Yuri Bial Gitahy na apresentação do reality show estão nesse vídeo)

Grande parte do que eu falei na palestra está resumida neste post que escrevi no ano passado sobre por que uma Startup deve ter um blog. Acredito que vale a pena conferir mesmo se você já leu.

No entanto, Inbound Marketing vai bem mais além do que simplesmente ter um bom blog (apesar de passar por isso). Quem deu uma excelente explicação sobre o assunto no contexto de startups foi o Rand Fishkin, CEO da SEOmoz, em uma palestra recente para o Hackers and Founders. Abaixo compartilho algumas notas e observações complementares sobre a palestra, bem como o vídeo e os slides para quem quiser conferir na íntegra.

read more »

Técnicas de Marketing Viral

Posted in Marketing on November 29th, 2011 by Eric Santos – View Comments

Sei que a falta de posts nos últimos tempos não permite muitas justificativas, mas pelo menos tem uma explicação: além da imensa correria com a Resultados Digitais, nos últimos meses ainda tive que conciliar a empresa com um projeto pessoal que dá quase tanto trabalho: casamento. :P

Bom, ainda não estou retomando os posts mais elaborados de antes (já tem vários na fila), mas achei pertinente compartilhar aqui no blog o novo material que disponibilizamos no site da RD: um whitepaper com conceitos e dicas de Marketing Viral.

read more »

Prêmio RBS de Empreendedorismo e Inovação

Posted in Eventos on August 25th, 2011 by Eric Santos – View Comments

Clayton Christensen, no seu clássico livro The Innovator’s Dilemma, discutiu como as inovações disruptivas quase nunca surgem de empresas grandes e consolidadas em seu mercado (incumbents). Para quem ainda não leu recomendo fortemente o livro, mas de qualquer forma separei um trecho de um resumão que achei aqui:

Disruptive technologies or innovations are innovations that upset the existing “order of things” in a particular industry. The usual process is a lower-end innovation that appeals to customers who are not served by the current market. With time, because the capacity/performance of the innovation exceeds the market’s needs, the innovation comes to displace the market incumbents.

Incumbents generally don’t react to disruptive innovations until it’s too late, because they don’t represent an interesting market, being low end and often low cost. One successful strategy might be to hive off a separate “company within a company” that is responsible for the firm’s response to the disruptive technology. A smaller, more nimble organization is better placed to work in the initially smaller and less lucrative market that the innovation is creating.

Bom, e o que isso tem a ver com o título do post?
read more »

Bate-papo com Pedro Mello sobre seu novo livro: Startup Brasil

Posted in Entrevistas on July 5th, 2011 by Eric Santos – View Comments

Um dos melhores livros que já li sobre Startups foi o Founders at Work da Jessica Livingston. Neste livro ela conta, através de entrevistas com empreendedores, a história real da criação de diversas empresas de tecnologia de grande sucesso.

Tive uma boa surpresa quando soube que o Pedro Mello (empreendedor e colunista da Exame) assumiu a missão de fazer a versão brazuca do livro com o mesmo formato. O livro se chama Startup Brasil e será lançado neste dia 19/07 em São Paulo.

Bati um papo com o Pedro neste fim de semana para perguntá-lo o que podemos esperar do livro. Na conversa, ele explicou por que eles escolheram ampliar o leque e não só entrevistar empreendedores da área de tecnologia, quais são os padrões que ele identificou entre os empreendedores entrevistados, quais são as nove maneiras de se empreender (e por que é importante se conhecer muito bem), entre outras coisas.

read more »

Estratégia de vendas B2B com a Salesforce.com

Posted in Marketing, Vendas on June 27th, 2011 by Eric Santos – View Comments

Na carona do hype em torno dos IPOs de empresas de tecnologia americanas nas últimas semanas, um nome que voltou à tona foi o da Salesforce.com, que aproveitou o momento e para variar fez barulho para ganhar um pouco da atenção.

Qualquer Startup que trabalha com software B2B sempre deve olhar com carinho para o case da Salesforce. Com receitas de US$ 2bi anuais, a empresa tem muito a ensinar em termos de PR, Marketing e Vendas de produtos SaaS.

read more »

Como saber se um conselho é adequado para a sua Startup

Posted in Apresentações on June 16th, 2011 by Eric Santos – View Comments

Recentemente escutei o Andrew Warner do Mixergy - que já fez mais 300 entrevistas com empreendedores bem sucedidos por lá – dizer que a coisa que mais chamou a atenção dele nesse tempo todo foi descobrir que não existe um padrão claro para o sucesso. Pessoas diferentes com negócios diferentes podem ter práticas radicalmente diferentes umas das outras e ainda assim serem bem sucedidas. Isso sem contar que a própria definição de sucesso também é extremamente relativa.

Por isso é tão difícil interpretar e filtrar toda a quantidade de informação e conselhos – muitas vezes contraditórios – que recebemos todos os dias via Twitter, RSS, livros, podcasts, etc.

Fiz toda essa introdução para adiantar o assunto desta ótima apresentação do Jason Cohen na Business of Software Conference que compartilho abaixo.

read more »

Startup Genome

Posted in Customer Development, Pesquisas on June 2nd, 2011 by Eric Santos – View Comments

Mesmo atrasado no assunto (só consegui ler o report inteiro ontem à noite), acho que é bem importante compartilhar aqui também os resultados do trabalho do Startup Genome.

Como o Steve Blank já tinha antecipado na SLLConf, esse relatório é o resultado de um trabalho investigativo com mais de 600 Startups nos EUA, em diversos estágios e com diferentes tipos de negócio. Se não quiser ler o report completo, o Startupi fez ontem um resumão das principais conclusões do trabalho.

Algumas dessas conclusões estão diretamente relacionadas à capacidade de entender e aplicar corretamente os princípios de Lean Startup / Customer Development. Por exemplo:

1. Fundadores que aprendem tem mais sucesso: startups que tem ajuda de mentores, acompanham métricas eficientemente e aprendem com os líderes do pensamento de startup levantam 7 vezes mais dinheiro e tem crescimento de usuários 3,5 vezes melhor;

11. Startups precisam de 2 a 3 vezes mais tempo para validarem seu mercado do que a maioria dos fundadores imagina. Esta subestimação cria a pressão de escalar prematuramente;

3. Escalar prematuramente é a principal razão de as startups irem pior. Tendem a perder a batalha cedo por atropelarem a si mesmos;

14. B2C versus B2B não é mais uma segmentação/diferenciação significativa para startups de Internet porque a Internet mudou as regras do negócio. O estudo descobriu 4 grupos principais diferentes de startups que tem comportamento específico de acordo com aquisição de consumidores, tempo, produto, mercado e equipe.

(obs: esse último tem a ver com o conceito de Market Type do Steve Blank)

 

Ainda, tão empolgante quanto os primeiros resultados é a promessa de próximos passos do grupo:

“One of our key focuses in the next few months will be developing a more intricate ontology to map the progress of startups along many more dimensions than just customer development and getting a deeper understanding of the underlying metrics and thresholds that determine stages. This should drastically increase our ability to test hypotheses and organize data.”

 

Quem sabe alguém se habilita a fazer um estudo parecido aqui no Brasil. ;)

 

 

Quotes da SLLConf 2011

Posted in Eventos on May 24th, 2011 by Eric Santos – View Comments

Como todos já devem estar sabendo, ontem aconteceu a edição 2011 da Startup Lessons Learned Conference (SLLConf).

Assim como no ano passado, aos poucos farei observações em detalhes sobre algumas palestras, mas para aproveitar o embalo fiz a compilação de alguns ótimos quotes que foram ditos pelos palestrantes ao longo do dia. Seguem abaixo:

read more »

Simulcasts da SLLConf 2011 no Brasil

Posted in Eventos, Lean Startup on May 17th, 2011 by Eric Santos – View Comments

Para quem não conhece, a Startup Lessons Learned Conference (SLLConf) é a principal conferência em torno do movimento de Lean Startups, organizada pelo Eric Ries. Nesta próxima segunda-feira, dia 23/05, acontecerá a segunda edição da conferência em San Francisco.

No ano passado o conteúdo das palestras foi excelente, com estudos de caso, painéis e palestras memoráveis, como por exemplo as do Steve Blank e Kent Beck. Para quem não acompanhou, na época fiz um review das principais palestras com observações complementares. A lista dos posts está aqui: http://bit.ly/SLLConf2010.

read more »

Como a 37Signals faz o design dos seus produtos

Posted in design on May 8th, 2011 by Eric Santos – View Comments
Ontem revi este vídeo do Ryan Singer na FOWA 2010, onde ele explica como é o processo de design dos produtos da 37Signals, desde uma ideia inicial de produto/funcionalidade até o deploy do software em produção.
A palestra tem uma caráter bastante prático, então não valeria a pena eu tentar fazer um resumo dos conceitos aqui. Mesmo para quem não é designer ou desenvolvedor, sem dúvida vale o investimento de meia hora assistindo o vídeo.

read more »

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes